OFICINAS

RECOMENDAÇÃO: PARA TODOS OS CORPOS

 

     Cápsulas Performáticas: recomendação - para todos os corpos destaca o processo da prática corporal como pesquisa e criação. A palavra “cápsula” é escolhida e acolhida como forma de materializar a ideia poética da prática, propondo, metaforicamente, em uma Cápsula Performática, ingredientes necessários para uma dose de prática performativa podendo ser ingerida-praticada-performada por todos os corpos. Pensamos Cápsulas como doses de autocuidado, um suplemento de atenção e afeto para com o corpo. Micro dose vem tornar explícita a temporalidade breve da proposta, que acolhe a rotatividade de participantes do ENEAC. Em uma reversão do comumente associado à cápsula medicamentosa (a medicação que vem para corrigir algo), a dose aqui é de atenção à própria existência num convite a uma pausa e a um movimento sutil de perceber-se corpo performando um mover despretensioso.

EM COMÉRCIO DE VESTUÁRIO

 

     Inicialmente será contextualizado o tema, e apresentado conceitos, legislação e normas relevantes para a temática. Após, será exibido um ambiente comercial, que servirá de base para o desenvolvimento das atividades. As representações do espaço serão disponibilizadas em arquivo .skp e impressas. Com isso, se inicia a dinâmica, na qual os participantes, divididos em grupos, escolherão cards com condicionantes para a solução das problemáticas do layout. Durante o desenvolvimento os participantes contarão com a orientação das autoras. Por fim, os grupos apresentarão os resultados, expondo o raciocínio da resolução, abrindo portas para novos debates acerca da acessibilidade. A elaboração da atividade e apresentação da mesma será de formato livre, podendo ser impressa, a mão ou em arquivo.

E DESENVOLVIMENTO INFANTIL

 

     Inicialmente será contextualizado o tema, apresentado noções de neuroarquitetura, ergonomia, desenvolvimento infantil, pedagogias e informações relevantes para a temática. Após, serão disponibilizadas representações gráficas de um espaço existente, em diversos formatos, para o desenvolvimento das atividades. Os participantes serão divididos em grupos, e então, inicia-se a dinâmica com os condicionantes, programa de necessidades e tópicos a serem abordados no projeto. Durante o desenvolvimento, os participantes contarão com a orientação das autoras. Por fim, os grupos apresentarão os resultados, expondo o raciocínio do desenvolvimento e argumentando as escolhas. A elaboração da atividade e apresentação da mesma será de formato livre, podendo ser impressa, a mão ou em arquivo. Desenvolvimento a nível de lançamento de ideias, com referencias, imagens, croquis e outras representações.

ACESSIBILIDADE PARA TUDO E TODES!

 

     Desvendando o espaço: acessibilidade para todes! Como é andar por espaços quando os obstáculos não são avisados? Os espaços por onde passamos podem ser mais acessíveis? Adultos e crianças transitam da mesma forma pelos espaços? Vamos experimentar? Convidamos para uma oficina guiada pelos espaços físicos do prédio da Arquitetura, da UFSM. Temos por objetivo movimentar experimentações sobre a acessibilidade em espaços físicos para a percepção na eliminação de barreiras físicas e adaptação de espaços para facilitar a mobilidade. Nesta oficina, crianças e adultos fazem os mesmos caminhos, mesmo que suas percepções mostrem diferentes orientações. Venha juntar-se a nós!

     * O número de vagas para as oficinas é limitado, e o critério para seleção é a ordem de inscrição. Portanto após o período de inscrições e encerramento dos formulários, será enviado um email para os selecionados confirmando a inscrição.

arte eneac faixa site.png

APOIO NACIONAL:

CNPq_v2017_rgb.png
logo-abergo-png.png
FAPERGS-png.png

REALIZAÇÃO:

DESENHO INDUSTRIAL.png

APOIO LOCAL:

culturainglesa.png
LOGO 1.jpg
LOGO 2.png
f97558bd-ea11-4a58-950a-689094573c29.jpg